Yeshiva // Os pequenos grupos Samaritanos

Uma YESHIVA é uma escola. Um local onde judeus se reúnem para estudar a Palavra e suas tradições. Nós nascemos como igreja em pequenos grupos de pessoas em constante oração e partilha de vida há mais de dois mil anos atrás. A Igreja Católica nasceu assim. Fazer discípulos e desempenhar o seu ministério através das relações cotidianas (relações oikos) era o objetivo principal das comunidades que nasciam nos primórdios da igreja.

Uma Yeshiva é assim: somos pequenos grupos de 5 até 15 pessoas que se reúnem semanalmente como uma família, e que se comprometem em participar nas atividades da Igreja local (a comunidade maior, por exemplo, a paróquia), com a multiplicação e discipulado do cristianismo..

Nas Yeshiva, buscamos viver os 5 propósitos de Deus para a Igreja:

    1. Koinonya – comunhão fraterna;
    2. Liturgia – louvor e adoração;
    3. Catequese – edificação dos discípulos pela Palavra;
    4. Martyria – anúncio testemunhal de Cristo;
    5. Diakonia – serviço uns aos outros.

Uma Yeshiva é uma pequena comunidade e não uma mera reunião. Ainda assim, no seu encontro semanal esses 5 propósitos são manifestados, em seus 5 estágios, também chamados de 5′Es:

    1. Encontro;
    2. Exaltação;
    3. Edificação;
    4. Evangelismo;
    5. Entrega;

O propósito básico de uma Yeshiva é evangelizar e crescer, multiplicação, e com isso formar discípulos para Cristo. Acreditamos e vivemos isso através da realização de sete finalidades que observamos ao longo desses anos que existimos:

    1. Nós crescemos na intimidade com o Senhor;
    2. Crescemos no amor entre nós;
    3. Compartilhamos Jesus com os outros;
    4. Realizamos um ministério, um servir, no Corpo místico da Igreja;
    5. Damos e recebemos apoio uns aos outros;
    6. Treinamos novos líderes;
    7. Aprofundamos nossa identidade de fé.

Os pequenos grupos sempre fizeram parte do povo de Deus. Veja o exemplo de Moisés (cf. Ex 18,21) e o testemunho de Jesus, que liderou a primeira célula da Igreja com os Doze (cf. Mc 3,14). Somos um reflexo da igreja primitva.

Perguntas frequentes

    1. Onde os pequenos grupos se reúnem?

Priorizamos as reuniões nos lares, mas você pode reunir seu pequeno grupo em qualquer lugar. Não temos muro nem padrão. Já participei de pequenos grupos em empresas, escolas, salões de condomínios, em presídios, auditórios, pontos de ônibus, estações de metrô, até em vagões de trem. Você pode falar de Jesus em qualquer lugar.

    2. Posso ter mais de 12 ou 15 pessoas no meu pequeno grupo?

Não. Mais gente do que isso não dá tempo suficiente para que todas as pessoas compartilhem e recebam ministração. Além disto, um dos valores da nossa visão é o acompanhamento pessoal dos membros, um a um, e com muita gente fica impossível. E também as casas normalmente não comportam grandes grupos levando a problemas com barulho e confusão com vizinhos.

    3. O que não é um pequeno grupo:

Grupo devocional – Existem muitos grupos assim que se reúnem nas casas. São baseados em práticas religiosas como o terço e as novenas. Todos eles têm sua utilidade e importância, mas São diferentes quanto a espiritualidade e ao objetivo final dos pequenos grupos.

Grupo de oração – Não somos esse tipo de grupo. Em um grupod e oração existe um pensamento de: “O que o grupo pode fazer por mim?” (Emprego, cura, conhecimento…). No pequeno grupo todos são parte, todos fazem tudo, todos comungam juntos do mesmo objetivo, todos podem fazer tudo uns pelos outros. Receber oração não é nossa proposta. Dividirmos e comungarmos da palavra é o que queremos, com nossas vidas.

Grupo de discussão bíblica –Estes grupos, também conhecidos como círculos bíblicos, não estimulam a comunhão fraterna tanto quanto um pequeno grupo pois não é sua função. Os círculso bíblicos atendem às necessidades das pessoas da leitura da palavra. Um pequeno grupoé uma experiência aberta a acolher novas pessoas, e jamais pode se fechar em si mesma. Um pequeno grupo é lugar de discipulado.

Grupo de formação –Estes grupos oferecem um crescimento espiritual num ambiente fechado e exclusivista. No pequeno grupo acontece o discipulado dos membros, mas ela não para nisto. Nós não temos início, meio e fim. Quando começamos um pequeno grupo crescemos juntos para um grande organismo eclesial. Todos seguindo a Cristo em suas paróquias.

Uma pastoral ou ministério – Na Igreja cada pastoral (ministério) tem uma tarefa específica a realizar (por exemplo: canto, serviço aos pobres, acolhida, pregação, ensino etc.). Um pequeno grupo, é uma miniatura da Igreja Local e não se limita a uma ou algumas tarefas da Igreja, mas a cumprir todos os propósitos de Deus, não como um grupo de trabalho, mas como uma pequena comunidade, onde o “ser” sempre vem antes do “fazer” e do "ter".

Portanto, não somos um grupo de cristãos fechado (um clube), ou ainda uma "mentoria" como dizem por aí. Não somos criados só para algumas pessoas da Igreja (uma panelinha). Somos pequenas comunidades cristãs, católicas, que tem a multiplicação do corpo de Cristo como objetivo. E ainda que tenhamos reuniões, não nos limitamos a elas. Um pequeno grupo não é um dia por semana, mas uma comunidade viva, em ação, onde os membros são comprometidos uns com os outros, dentro e fora das reuniões. Também não são grupos paralelos à estrutura do corpo eclesial (a comunidade maior), mas são justamente a base vivificante deste corpo.

Somos tão igreja que parecemos uma família.


    4. Como é um pequeno grupo?

Na biologia, uma célula não é o corpo todo, mas traz dentro de si todas as informações necessárias para gerar um corpo inteiro. Nesse sentido, somos pequenas células do corpo maior, a Igreja Católica, que se reúne em lares pelo mundo. Como uma pequena parte do corpo, servimos como um pequeno centro de treinamento ministerial, pois além dos membros vivenciarem o “amai-vos” (cf. Jo 13,34), somos capacitados para o “ide” (cf. Mt 28,19).

Um pequeno grupo imprime um estilo de vida. Queremos ser a geração de João 4, 23. Queremos crescer ao ponto de não conseguirmos mais separar a fé de nossas vidas. Queremso ser testemunhas de Cristo no meio em que vivemos (oikos), indo ao encontro dos afastados e oprimidos, os marginalizados e perdidos, sermos como sal e luz, fermento, no meio da massa, que é o mundo. Estarmos no mundo mas fermentá-lo com o amor de Cristo. (cf. Mt 5,13-14).

A convivência dos irmãos é o que garante vida aos pequenos grupos. Nela são gerados fortes vínculos de comunhão, de amizade e de aceitação. Algum grupos são homogêneos (exemplo: somente casais, jovens, mulheres…), outros heterogêneos (integrando pessoas de diferentes sexos e idades).

    5. como começar um pequeno grupo samaritano?

O primeiro passo é o cadastro clicando aqui. Depois disso, um denós entrará em contato com você e vamos até sua casa te conhecer. Vamos conversar sobre suas necessidades e anseios, seus sonhos e queremos que você nos conheça. Depois disso, vamos juntos fazer uma lista de pessoas que podem fazer parte do seu primeiro grupo. o terceiro passo é convidar os seus amigos para a primeira reunião. Vamos te ensinar a fazer isso da melhor forma, fique tranquilo. Conehcemos muito bem esse processo e acreditamos no seu potencial. Vamos juntos construir essa civilizaçào do amor que tanto Jesus quer.

    6. o que é o Alpha?

É uma grande ferramenta de evangelização, cristã, interdenominacional feita para igrejas locais promoverem compartilhamento e conversas abertas, tendo como base a hospitalidade. O Alpha é amplamente utilizado em todo o mundo por cristãos de muitas partes do mundo e denominações diferentes. O Alpha fornece uma expressão comum de serviço e testemunho onde milhões de pessoas já experimentaram a comunhão em Cristo Jesus em mais de 100 países. Utilizamos o conteúdo e a forma do trabalho Alpha para o início dos pequenos grupos.

QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO EMAIL: yeshiva@comunidadesamaria.com.br

Hugo Santos de Maria, Fundador da Comunidade Católica Samaria




Clique aqui
Conheça mais sobre o Alpha.
Vem pra casa
Estamos te esperando!

Preparamos um projeto completo para você implantar na sua paróquia e levr seus amigos pra Jesus.